Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • ChatBot Nísia atua como primeiro nível de contato com o público na JFPB
    Última atualização: 18/12/2025 às 16:34:00


    Ferramenta amplia acesso a informações e organiza o atendimento ao cidadão

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) passou a utilizar o Nísia, ChatBot regionalizado para a 5ª Região, voltado à ampliação do acesso a informações e serviços digitais. A ferramenta funciona como primeiro nível de atendimento e reúne soluções como informações sobre processos, decisões e sentenças, dados das Seções Judiciárias da Região e emissão de certidões. 

    O acesso ao Nísia ocorre pela página inicial da Justiça Federal na Paraíba, no canto inferior direito, no botão “Fale com Nísia”, que direciona o usuário ao WhatsApp Business, através do número +55 81 3425-9990 ou clicando aqui: Fale com Nísia.

    A diretora do Núcleo Judiciário da JFPB e curadora do conteúdo, Samara Queiroz, destacou a finalidade da ferramenta, que responde em linguagem natural. “O Nísia é uma ferramenta de informação, voltada à orientação geral do cidadão. A curadoria está sendo aprimorada, com atualização constante das informações”, afirmou. Ela ressaltou a abertura ao diálogo. “Recebemos sugestões para aperfeiçoar e qualificar os conteúdos, com foco na melhoria contínua do atendimento à sociedade”, concluiu. 

    Além das informações gerais, o Nísia orienta sobre serviços como plantões judiciais, portarias e canais de atendimento, conforme dados atualizados pela equipe responsável. Quando a demanda não é solucionada pelo ChatBot, o cidadão deve buscar o Balcão Virtual, que atua como segundo nível de atendimento, com suporte humano. Persistindo a necessidade, a solicitação é encaminhada à unidade judicial competente, organizando o fluxo em três níveis. 

    Lançamento - O projeto Nísia nasceu na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) e foi lançado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em 16 de dezembro, a partir de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br (com informações do TRF5)





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site