Última atualização: 28/09/2022 às 14:59:00
O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba sediou, na última sexta-feira(23), reunião entre a juíza federal Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega (coordenadora do Cejusc), Marconi Araújo (supervisor da unidade) e Larissa Teixeira Menezes de Freitas - professora doutora de Mediação e Arbitragem e coordenadora do projeto de extensão intitulado “Resolução Adequada de Disputas – RAD” da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
O encontro teve o objetivo de promover uma aproximação entre o Cejusc e a Universidade, proporcionar visitas de alunos do curso de Direito à unidade de conciliação da Justiça Federal paraibana, em João Pessoa, além de elencar ações conjuntas que possam, no futuro, ser objeto de análise pela Direção do Foro da JFPB, visando à formalização de novas parcerias entre as duas instituições envolvidas.
A juíza federal Adriana Nóbrega considerou a reunião bastante produtiva. “É muito importante estreitar laços com as universidades, pois abre portas para a realização de palestras, capacitações e outras iniciativas que certamente agregam valor e beneficiam enormemente não apenas os estudantes universitários, mas toda a equipe Cejusc, servidores e conciliadores judiciais voluntários de nosso centro de conciliação e cidadania”, ressaltou.
Para o supervisor do Cejusc, a participação de alunos em audiências de conciliação é possível e viável. “Indubitavelmente, é importantíssima essa interação e compartilhamento de saberes e fazeres, pois todos, sem exceção, se beneficiam dessa ação educativa tão salutar, somando-se à possibilidade efetiva de realização de palestras e cursos na área da conciliação e mediação em benefício de todos que se sentem atraídos pelo instituto de conciliação que promove paz social”, destacou Marconi Araújo.
A professora Larissa Teixeira Menezes de Freitas agradeceu a receptividade do Cejusc e afirmou que certamente bons frutos virão desta aproximação interinstitucional. “Não tenho dúvida de que todos sairão ganhando, notadamente os alunos da universidade e os conciliadores do Cejusc, uma troca de experiência certamente enriquecedora e que só ratifica o nosso compromisso com a educação e a extensão universitária”, acentuou.
O próximo passo, agora, é a oficialização das iniciativas propostas, ocasião em que serão submetidas à análise da Direção do Foro da Justiça Federal na Paraíba, a fim de que, juntamente com o Cejusc, possam ser objeto de análise e equacionamento com vistas aos novos rumos decorrentes desse contato preliminar envolvendo a UFPB, por meio de seu Centro de Ciências Jurídicas, e a JFPB, por seu Centro de Conciliação e Cidadania.