Última atualização: 30/11/2023 às 09:32:00
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) lançou, na terça-feira (28), as inscrições para o Projeto “Conciliador Mirim 2024”. O evento ocorreu na Escola Municipal Cônego Mathias Freire, em João Pessoa, dentro das ações da I Semana Regional de Conciliação, promovido pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5).
O “Conciliador Mirim 2024” tem como objetivo engajar ativamente crianças e adolescentes no aprendizado de princípios de conciliação e cidadania. Para tornar o processo educativo mais atrativo e eficiente para esse público, o projeto adota uma abordagem pedagógica diversificada, incluindo atividades lúdicas, leitura de cordéis e histórias em quadrinhos. A ênfase das ações está na educação para a comunicação não violenta, elemento central do projeto, que visa capacitar os jovens a resolverem conflitos de maneira pacífica e construtiva.
A iniciativa contou com a participação das juízas federais Adriana Nóbrega (coordenadora do Cejusc/JFPB), Emanuela Mendonça (coordenadora do Cejusc/CG) e Katherine Bezerra (10ª Vara Federal). “As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o Cejusc por meio do telefone (83) 3690-1240 / 1254 ou acessando um link específico que será disponibilizado no site www.jfpb.jus.br, na seção de conciliação, a partir de dezembro”, declarou a magistrada Adriana Nóbrega.
Durante o encerramento da ação na Escola Municipal, a juíza Katherine Bezerra mencionou as crianças como o centro do Projeto “Conciliador Mirim” e destacou a importância de incluir os pais na conversa sobre comunicação não-violenta. Os alunos receberam uma cartilha de organização financeira direcionada aos seus genitores, além de serem presenteados com guloseimas e kits de pintura.