Última atualização: 20/03/2025 às 11:41:00
Mulheres de diversas unidades da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) se reuniram, nesta quarta-feira (19), para aprender mais sobre educação financeira. O momento aconteceu na Subsede, no DCT, com transmissão por videoconferência. A atividade integrou a programação especial deste mês de março do projeto “Mulheres em Foco” - voltado à valorização e autonomia feminina.
Conduzida pela servidora da JFPB Mariana Vieira Ribeiro, que há três anos atua também com mentoria financeira, a palestra abordou pontos como a organização do orçamento pessoal, formas de otimizar despesas e estratégias para investimentos. Na ocasião, Mariana ressaltou ainda a importância da independência financeira feminina.
"Muitas mulheres não foram socializadas para gerir suas próprias finanças, e, em alguns casos, delegam essa responsabilidade a figuras masculinas, como pais ou cônjuges. Por isso, o objetivo desse encontro é fornecer ferramentas práticas para que as participantes tenham mais segurança na gestão financeira", afirmou a palestrante.
Presente no evento, a servidora Ana Maria Medeiros, da 5ª Vara Federal, destacou a relevância do tema. "Achei importante porque valoriza a mulher e reforça a necessidade de independência financeira. A mulher precisa saber gerir seu próprio dinheiro para não ficar submissa a ninguém. É sempre um conhecimento a mais que adquirimos e podemos transmitir para outras mulheres", apontou.
Agenda - O projeto "Mulheres em Foco" terá nova atividade na próxima segunda-feira (24/03), quando será promovida a roda de conversa "Relações humanas e gênero no ambiente de trabalho", com a palestrante Rosiane Pólvora, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O encontro ocorrerá das 8h30 às 12h30, na Sala Equilíbrio do Ser ou no auditório da sede da JFPB (conforme demanda de inscritos).
O momento abordará os temas da diversidade, habilidades de homens e mulheres e os desafios da maternidade na carreira. O evento será gratuito e aberto a todos, inclusive o público masculino, com transmissão interna por videoconferência.