Última atualização: 24/03/2025 às 13:57:00
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) promoveu um mutirão de conciliação voltado especialmente para casos com participação feminina. Foram cerca de 101 sessões realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/JFPB) entre os dias 10 e 14 de março. As audiências abrangeram processos das 7ª e 13ª Varas Federais, totalizando 89 acordos, um percentual de 88,1% de êxito nas conciliações.
O principal objetivo da iniciativa foi atender jurisdicionadas mulheres, oferecendo um atendimento e acolhimento especial para suas causas particulares. Todos os processos trabalhados foram referentes a benefícios previdenciários como o auxílio-doença, concessão de aposentadoria por invalidez, benefícios de amparo ao idoso e à pessoa com deficiência.
Segundo o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, a estimativa de valores envolvidos nos casos atendidos foi de R$ 2.296.802,98. A juíza federal e coordenadora do Cejusc/JFPB, Adriana Nóbrega, destacou a importância da ação e da colaboração de diversas instituições.
"O mutirão foi um esforço coletivo fundamental para assegurar o atendimento ágil dessas causas, em que mulheres figuravam como partes. Toda a equipe do Cejusc se dedicou intensamente para garantir que, desde a chegada, elas fossem recebidas em um ambiente acolhedor, decorado e preparado especialmente para a Semana", revelou.