Última atualização: 27/03/2025 às 09:51:00
No Salão Nobre do edifício-sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), magistrados(as), servidores (as) e convidados se reuniram para prestigiar a entrega da Medalha de Honra “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Mello”. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados à JFPB e, na cerimônia desta quarta-feira (26), foi concedida a quatro integrantes da Instituição.
Na ocasião, o diretor do Foro, juiz federal Manuel Maia, destacou a importância do ato simbólico como forma de valorização daqueles que se destacaram em diferentes áreas. “Esta medalha tem um valor importante para a JFPB. Ela leva o nome do ministro Osvaldo Trigueiro, jurista paraibano de grande prestígio, que foi membro do Supremo Tribunal Federal e governador do Estado. Espero que, por meio desses homenageados, todos os servidores se sintam representados e reconhecidos em seus esforços”, pontuou.
Entre os agraciados, Angelita Lucas dos Santos foi reconhecida pelas ações sociais, que, há 38 anos, fortalecem a conexão entre a Justiça e a sociedade. “Atender o público é o que eu mais gosto. Assim como ajudar meu próximo, com um trabalho filantrópico que leva assistência aos mais vulneráveis", disse, emocionada, ao citar também a colaboração dos colegas para vários projetos cidadãos.
Outra homenageada no evento foi a arquiteta Vilâni Holanda Solto Maior Alves, condecorada pela contribuição técnica nas reformas estruturais da Seção Judiciária, que trouxeram melhorias significativas em acessibilidade e conforto.
“Arquitetura eu faço por amor. Foi a profissão que escolhi para mim. E quando a gente consegue realmente proporcionar uma qualidade de vida melhor, no ambiente de trabalho, para os colegas e usuários externos, é muito gratificante", discorreu Vilani, ao agradecer pela comenda.
O supervisor da Seção de Segurança, tenente-coronel Flaubert Wesley Barbosa de Almeida, e o agente de Polícia Judicial Robert Alves de Jesus, completaram o grupo de condecorados no evento. Eles foram parabenizados pela atuação no setor, especialmente no dia 11 de dezembro de 2024, quando salvaram a vida da jurisdicionada Maria Rita Camilo da Silva Oliveira, vítima de uma parada cardíaca súbita no edifício-sede da JFPB.
“A medalha é fruto de um trabalho coletivo que tem sido plantado desde a minha chegada, há seis anos. É difícil traduzir tudo o que foi construído em termos de aprendizado e elevação da segurança institucional. O fato envolvendo a senhora Maria Rita nada mais foi que uma obrigação, mas muito me honra esta comenda”, disse Flaubert.
“Só posso agradecer a oportunidade de ter ajudado uma pessoa, não é? Naquele momento, tivemos que agir rápido, realizando a massagem cardíaca. É o nosso serviço e desempenhamos com muito orgulho. Essa medalha eu compartilho também para toda a Polícia Judicial da Paraíba”, completou Robert.
Honraria – A medalha Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Mello é regulamentada pela Portaria da Direção do Foro nº 292/2018, que institui as condecorações da Seção Judiciária da Paraíba. Desde a regulamentação, ela já foi outorgada a diversos representantes de órgãos parceiros da JFPB, além de integrantes da própria Instituição.