Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 e JFPB inauguram nova etapa de modernização do Fórum Ridalvo Costa
    Última atualização: 27/03/2025 às 20:51:00


    Evento solene marcou entrega das obras, reunindo integrantes do órgão e autoridades convidadas

     
     

     

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) entregaram oficialmente à população, nesta quinta-feira (27), o renovado Fórum Ridalvo Costa. O edifício, que é sede da JFPB, completou 30 anos de instalação neste mês de março e passou por um conjunto de obras de reforma e modernização para melhor atender ao público. 

    A solenidade que marcou a inauguração da 2ª fase das intervenções reuniu magistradas, magistrados, servidoras, servidores e autoridades convidadas no auditório do prédio, localizado em João Pessoa. Na ocasião, o diretor do Foro da Seccional paraibana, juiz federal Manuel Maia, enfatizou que todas as intervenções foram pensadas para privilegiar os cidadãos e proporcionar melhores condições de trabalho para os integrantes da Instituição. 

    “A sala de perícias está mais ampla e confortável para acolher bem, inclusive com um pequeno lanche para quem vem ser periciado e uma brinquedoteca para as crianças”, citou o magistrado, ao destacar também o "Espaço SER", um ambiente criado para oferecer saúde aos servidores, “cuidando de quem cuida e serve às pessoas”. 

    O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, esteve na solenidade e mencionou "a alegria e a honra" de participar do ato que simbolizou a "entrega para a comunidade paraibana da reforma e melhoria da sede da Justiça Federal na Paraíba". O magistrado também agradeceu à gestão local, que tem buscado o aprimoramento dos fóruns e dos serviços judiciais em João Pessoa e no interior do Estado. 

    O evento teve ainda a participação por videoconferência do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman de Vasconcelos e Benjamin, que ressaltou a qualidade e integridade” dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça Federal da 5ª Região. “Nós, paraibanos, e os catoleenses em particular, nos sentimos muito bem servidos, porque é isso mesmo, os juízes federais são servidores públicos”, pontuou. 

    Também de forma remota, acompanhou a solenidade o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca e, presencialmente, os desembargadores federais paraibanos Alexandre Luna e Rogério Fialho (este, presidente da Comissão de Memória da Justiça Federal na 5ª Região), além da desembargadora federal Cibele Benevides — todos do TRF5. 

     

    Intervenções ampliam acessibilidade e funcionalidade dos ambientes 

    A segunda fase das obras de reforma e modernização do Fórum Ridalvo Costa promoveu ampla requalificação do edifício-sede da Justiça Federal na Paraíba. As intervenções incluíram a atualização dos layouts internos, troca de pisos, portas e forros, além da modernização dos sistemas de climatização, combate a incêndio e instalações elétricas. Destacam-se também as melhorias nas guaritas, com controle de acesso por cancelas e câmeras, e na acessibilidade, com revisão de rampas, corrimãos, guarda-corpos e sinalização. 

    Entre os ambientes reformados, estão o auditório, que recebeu adequações acústicas, nova iluminação, painéis de LED e sala VIP; e o "Espaço SER", estruturado com consultórios e área para atividades de ginástica laboral. O ambiente de perícias foi ampliado e adaptado para acolher melhor o público, incluindo brinquedoteca. A biblioteca recebeu novo layout e foi criado um memorial. Os banheiros públicos foram totalmente reformados, climatizados e adaptados para pessoas com deficiência. 

    O diretor da Secretaria Administrativa da JFPB, Albertino Pierre, explicou que o projeto de renovação segue um planejamento que prevê modernização e alinhamento às normas recentes. “A continuidade inclui a troca de todos os nossos elevadores, da subestação elétrica e a reforma de todas as áreas de atividade física e estacionamentos. É uma reforma pensada para não atrapalhar o funcionamento da Instituição”, completou. 

     


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site