Última atualização: 28/03/2025 às 16:18:00
As juízas federais Helena Delgado Ramos Fialho Moreira, da 5ª Vara, e Cristina Maria Costa Garcez, da 3ª Vara, ambas da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), foram homenageadas nesta sexta-feira (28/03) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a Medalha Desembargador Flodoardo Lima da Silveira, considerada de Alta Distinção. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.
A proposta de concessão foi apresentada pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e aprovada por unanimidade pelos membros da Corte em sessão realizada no dia 6 de março.
A juíza federal Helena Fialho foi a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo de Corregedora Regional Eleitoral do TRE-PB, eleita em 28 de fevereiro de 2005. Também atuou como juíza-membro substituta (2002 a 2003 e 2011 a 2013) e efetiva (2003 a 2007), tendo participado de diversas comissões e contribuído com ações estruturantes no âmbito eleitoral. “É sempre uma alegria ver e sentir o reconhecimento da comunidade jurídica pelo trabalho que venho desenvolvendo na Paraíba, meu estado de adoção”, declarou a magistrada.
A juíza federal Cristina Garcez também teve uma atuação destacada na Justiça Eleitoral, onde exerceu o cargo de juíza-membro suplente entre 2005 e 2007, e titular entre 2007 e 2009. Além disso, foi diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PB, atuando diretamente na formação e qualificação de profissionais da área. “É um momento extremamente importante, porque você vê coroado com essa homenagem todo o seu esforço, todo o seu comprometimento, a sua luta pela democracia, pelos mais altos valores da república. Então, eu me sinto muito, muito, muito grata por isso”, afirmou Cristina Garcez durante a solenidade.
Ao justificar as homenagens, a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, destacou a excelência dos serviços prestados pelas agraciadas e a importância da presença feminina em cargos de liderança, reafirmando o papel das mulheres na construção de uma Justiça mais inclusiva e representativa.