Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JFPB participa de homenagem ao juiz federal emérito José Fernandes de Andrade
    Última atualização: 24/04/2025 às 13:21:00


    Andrade Solenidade promovida por instituições acadêmicas celebrou a trajetória do magistrado paraibano

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) participou, na última quarta-feira (23), da solenidade em homenagem aos 90 anos do juiz federal aposentado José Fernandes de Andrade. O evento foi promovido pela Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), pela Academia Paraibana de Letras (APL) e pelo Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), no auditório do Fórum Ridalvo Costa, em João Pessoa. 

    Representaram as instituições organizadoras o presidente da APLJ, Eitel Santiago, o presidente da APL, Severino Ramalho Leite, e o presidente do IHGP, Jean Patrício da Silva. A mesa de honra contou com a presença do desembargador federal Rogério Fialho (TRF5), diretor do Foro da JFPB, juiz federal Sérgio Murilo Queiroga, o procurador regional da República Werton Magalhães da Costa, entre outras autoridades. 

    Durante a cerimônia, o juiz federal Sérgio Murilo Queiroga destacou a trajetória de José Fernandes na Justiça Federal na Paraíba (JFPB). O magistrado aposentado ingressou na instituição em 1991 como juiz substituto da 3ª Vara e tornou-se titular em 1992, permanecendo no cargo até 2005. Foi diretor do Foro por três mandatos, instalou o Juizado Especial Federal em 2002, presidiu o primeiro colegiado da Turma Recursal e atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba como representante da JFPB. Ao final, o diretor do Foro afirmou: “Ele mostrou que é possível atravessar a vida pública com leveza, exercer autoridade com humanidade e aplicar a Justiça com empatia”. 

    Os discursos destacaram, ainda, a contribuição de José Fernandes à cultura jurídica e histórica da Paraíba. O presidente do IHGP, Jean Patrício, ressaltou a atuação do magistrado como promotor, procurador-geral de Justiça e juiz federal, além do papel fundamental que exerce na preservação da memória paraibana por meio de iniciativas como a reedição de obras históricas e a fundação do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais José Fernandes de Andrade, o Cejus.  

    A homenagem também incluiu a entrega do Diploma de Grande Benemérito pela Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Representando a família, o advogado Márcio Accioly agradeceu a todos os presentes e compartilhou episódios marcantes da vida do pai, ressaltando sua dedicação ao conhecimento, à Justiça e à cultura. 

    A solenidade foi encerrada com palavras de agradecimento ao juiz federal emérito, cuja história permanece como referência para as novas gerações da magistratura e para toda a sociedade paraibana. 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site