Última atualização: 08/05/2025 às 18:11:00
Foi aberto, nesta quinta-feira (8), no auditório da sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em João Pessoa, o 2º Encontro Regional das Comissões de Prevenção ao Assédio e à Discriminação da 5ª Região. O evento, que integra agenda nacional do Judiciário para o combate e a reflexão sobre o tema, reúne magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e representantes das comissões de todas as Seções Judiciárias vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Durante a cerimônia que marcou o início das atividades, o juiz federal Sérgio Murilo Queiroga, diretor do Foro da JFPB, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o papel das comissões na construção de um ambiente institucional mais justo e acolhedor. “Que este evento nos ajude a refletir e fortalecer a cultura do respeito e da escuta ativa”, afirmou.
O desembargador federal Leonardo Resende, corregedor-regional do TRF5, reforçou o apoio institucional às comissões e anunciou que as correições incluirão visitas às Subseções para ouvir magistrados, servidores e colaboradores. “A Corregedoria será parceira na difusão das ações e valores promovidos pelas comissões, inclusive dentro do nosso calendário de correições”, destacou.
A desembargadora federal Cibele Benevides, presidente da Comissão de Prevenção ao Assédio e à Discriminação do TRF5 (CPAMAS), refletiu sobre o papel do trabalho na vida humana, lembrando que ele pode ser fonte de transformação pessoal ou de adoecimento, dependendo do ambiente. Para ela, “o sofrimento decorrente do trabalho precisa ser criativo, não patogênico”, e a atuação das comissões deve promover ambientes saudáveis.
Já o juiz federal Rogério Abreu, vice-diretor do Foro da JFPB e presidente da CPEAMAS da Seccional paraibana, ressaltou que as comissões têm caráter preventivo, com foco no acolhimento e na escuta, e não na apuração ou punição. “A missão desse grupo é acolher com sigilo, respeito e discrição, promovendo escuta qualificada e orientação adequada a cada caso”, explicou.
Também compuseram a mesa de honra do evento os desembargadores federais Rogério Fialho (ouvidor do TRF5) e Alexandre Luna (presidente da Comissão do Idoso), além do magistrado Diego Guimarães, presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe).
Capacitação - Após as falas de abertura, o público acompanhou uma apresentação artística das servidoras Beth Lins e Nara Santos, que emocionou os presentes ao abordar, por meio de encenação, os impactos do assédio no ambiente de trabalho.
Na sequência, teve início a etapa de qualificação, conduzida pela servidora da Seção Judiciária de Alagoas, Vilma Janaína Rios Cabral Victal, psicóloga clínica e especialista em treinamentos corporativos, com abordagem voltada aos aspectos psicossociais do assédio e da discriminação, bem como ao acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico.
O evento segue com atividades práticas presenciais na Subsede da JFPB, no DCT, nesta sexta-feira (09), das 8h30 às 18h30.