Última atualização: 18/12/2025 às 15:59:00
A Turma Recursal da Justiça Federal na Paraíba apresentou, nesta quinta-feira (18), o balanço da atuação em 2025 durante o 38º julgamento do ano, com dados sobre o crescimento contínuo da demanda. Na abertura da sessão, o presidente do Colegiado, juiz federal Rudival Gama do Nascimento, informou a distribuição de 26.477 processos ao longo de 2025. “Até a última sessão do ano, a Turma julgou 21.738 ações, com média de 574 processos por sessão”, frisou.
O magistrado destacou que o aumento da carga processual impõe limites objetivos ao ritmo de julgamento. Segundo ele, avançar além desse patamar poderia comprometer a missão jurisdicional. O juiz Rudival Gama também apresentou o perfil das demandas, com predominância de causas de direito social.
O juiz federal Sérgio Murilo também ressaltou o crescimento constante dos números de distribuição e julgamento. Segundo ele, a Turma já atua no limite há algum tempo, com condução integrada e harmônica entre seus membros. “Na condição de diretor do Foro, informo que há a perspectiva de uma turma auxiliar para a JFPB, para que possamos dar celeridade ao grande volume processual que chega aqui todos os dias”, disse.
O juiz federal Bianor Arruda destacou que a maioria das ações exige análise individualizada de fatos e provas, envolvendo direitos sociais, especialmente de idosos, pessoas com deficiência e cidadãos em situação de vulnerabilidade, e afirmou que não há processos pendentes de pessoas com mais de 80 anos.
Após a pauta de julgamentos, que ocorreu de forma híbrida, a sessão foi encerrada com agradecimentos a magistrados(as), servidores(as) e advogados(as), além de votos de boas festas e reconhecimento ao esforço coletivo para manter a prestação jurisdicional diante do aumento da demanda.