Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Cejusc/JFPB participa de reunião de planejamento das ações de conciliação da JF5 e do lançamento do “Projeto Ela”
    Última atualização: 13/03/2024 às 15:23:00


    Encontro reuniu a Corregedoria e coordenadores dos Cejuscs da Região

    Na tarde do último dia 8 de março, sexta-feira, a juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/JFPB), participou de reunião na sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE) presidida pelo corregedor-regional da Justiça Federal na 5ª Região, desembargador Leonardo Carvalho, com a presença dos demais coordenadores dos Cejuscs das seções judiciárias que compõem a Região.  

    O encontro, que teve como objetivo definir o planejamento das ações do Gabinete de Conciliação para o ano de 2024, contou com a presença da juíza federal Gisele Sampaio, diretora do Foro da JFCE; do juiz auxiliar da corregedoria, Bruno Carrá; do procurador federal Helton Heládio Costa Lima Sales; e da assessora da corregedoria-regional do TRF5, Rogéria Magalhães. 

    Na ocasião, a Corregedoria apresentou o relatório da 1ª Semana Regional de Conciliação e Cidadania – 1ª SRCC, realizada em 2023, que destacou números expressivos, evidenciando o impacto positivo das atividades: foram realizadas 2.172 audiências de conciliação, resultando em 1.922 acordos firmados. Além disso, 2.873 pessoas foram atendidas em ações de cidadania, e um montante significativo de R$ 44.479.254,73 foi homologado em audiência. 

    Representando os CEJUSCs, além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes: as juízas federais Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz (CEJUSC-Recife/PE), Adriana Hora Soutinho Paiva (CEJUSC- Serra Talhada/PE) e Gisele Maria da Silva Araújo Leite (CEJUSC-Natal/RN); e os juízes federais Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha (CEJUSC-Fortaleza/CE), Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar (CEJUSC-Maceió/AL), Fabrício Ponte de Araújo (CEJUSC-Mossoró/RN) e Pedro Esperanza Sudário (CEJUSC-Aracaju/SE). 

    Os magistrados presentes tiveram a oportunidade de avaliar as boas práticas e lições aprendidas com o evento anterior, bem como de iniciar o planejamento da 2ª Semana Regional de Conciliação e Cidadania, prevista para 2024. 

     

    Lançamento do Projeto Ela: 

    No mesmo dia, a juíza Adriana Nóbrega esteve envolvida no lançamento do Projeto Ela, uma iniciativa destinada a priorizar demandas envolvendo o público feminino como estratégia do Gabinete de Conciliação para 2024. Em seguida, houve a realização de um mutirão que resultou em 61 acordos em processos envolvendo mulheres, em colaboração com a Advocacia-Geral da União (AGU). 

    Íris Catarina Dias Teixeira, coordenadora-regional adjunta de Negociação da 5ª Região, destacou a importância do evento, salientando a emoção de ver a luta histórica das mulheres no Poder Judiciário ser reconhecida e valorizada. Participar de um evento que tem a mulher em papel de destaque, de evidência, como destinatária final de um acordo, realmente foi emocionante. Vimos não só a particular, mas também servidoras, magistradas se emocionarem ao destacarem a luta histórica da figura feminina no Poder Judiciário”, completou a advogada da União. 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB (com informações da Comunicação da JFCE e da AGU)





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site