Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Instituições que atuam nos JEFs da Paraíba discutem melhorias nos trâmites processuais
    Última atualização: 06/06/2024 às 15:49:00


    Primeira reunião de 2024 foca na eficácia e na resolução de problemas comuns entre os órgãos

    Na 1ª Semana Nacional dos Judiciários Especiais, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) iniciou reuniões para fortalecer parcerias interinstitucionais e melhorar os serviços prestados. O primeiro encontro, na terça-feira (04), reuniu representantes do Fórum Interinstitucional Previdenciário, focando em órgãos ligados ao Direito Previdenciário. Na quinta-feira (06), a reunião incluiu outras instituições que atuam nos Juizados Especiais Federais da Paraíba. 

    Os participantes discutiram desafios no cumprimento de prazos processuais e dificuldades em áreas como Saúde e Meio Ambiente. A reunião concluiu com a padronização dos prazos processuais nos JEFs da Paraíba, para aumentar a eficiência e previsibilidade das ações judiciais - proposta pelo presidente do encontro, o juiz federal Arthur Napoleão, coordenador dos JEFs na Paraíba. 

    “Os Juizados Especiais Federais, instalados em 2002, ampliaram o acesso à Justiça Federal para cidadãos hipossuficientes. Antes disso, muitos não tinham acesso efetivo à Justiça Federal. Iniciativas como esta que reforçam a importância dos Juizados Especiais são primordiais para uma justiça mais inclusiva e acessível.”, declarou o diretor do Foro da JFPB, o juiz federal Manuel Maia.   

    A reunião estabeleceu um precedente para futuras discussões e melhorias no âmbito jurídico do estado. Participaram diversos representantes institucionais, incluindo o juiz federal Gilvânklim Marques de Lima, dos JEFs de Campina Grande; Lucas Ramalho de Araújo Leite, procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado da Paraíba; e Iris Catarina Dias Teixeira, advogada da Advocacia Geral da União no Estado. 

     


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site