Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • 10ª Vara da JFPB finaliza processo de expansão do sistema “CliqueJunte”
    Última atualização: 04/07/2024 às 11:30:00


    Gestão da unidade contabiliza 5.494 arquivos juntados em apenas dois meses, agilizando o trâmite processual

    A 10ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), localizada em Campina Grande, finaliza o processo de expansão e integração da ferramenta “CliqueJunte” às rotinas cartorárias - com 5.494 arquivos juntados em 2.513 processos durante os meses de maio e junho. O uso desse sistema proporcionou ainda a economia de 234 horas (14.055 minutos), com impacto econômico de R$ 23.425,83 no referido período. 

    De acordo com o diretor da unidade, Mardone Sarmento, o “CliqueJunte” foi integrado a várias atividades essenciais da secretaria, permitindo maior agilidade no cumprimento do procedimento executivo padrão consolidado no âmbito da 10ª Vara. Nesse sentido, a ferramenta já realiza a juntada dos seguintes documentos no sistema Pje: arquivos recebidos via e-mail/malote; postagens Cartas/Correios; pesquisa de endereços; relatórios de indisponibilidade de imóveis/CNIB, inclusão/exclusão de ordens de indisponibilidade/CNIB, inclusão/exclusão de restrição Renajud, inclusão/exclusão do Serasajud, pesquisa de bens via SNIPER/INFOJUD e dos resultados negativos e positivos de bloqueio de numerários/SISBAJUD (“Teimosinha”). 

    A juíza titular da unidade, Emanuela Mendonça Santos Brito, reforça ainda o impacto desse sistema na unidade. "Todas essas atividades eram realizadas individualmente pelos servidores, mediante certificação direta nos autos eletrônicos. O robô de juntada assume esse papel, proporcionando um ganho de tempo na secretaria que será canalizado no aperfeiçoamento da análise processual, com ganhos significativos em produtividade e celeridade".
     
    A 10ª Vara da Justiça Federal na Paraíba possui competência privativa para julgar execuções fiscais e processos de natureza tributária. Detém, ainda, por força da Resolução nº 18/2022, do TRF5, competência para processar e julgar as execuções de título extrajudicial, ações monitórias, ações de busca e apreensão em alienação fiduciária e suas respectivas ações conexas - com alcance territorial ampliado para a Subseção Judiciária de João Pessoa.

     

    Sistema CliqueJunte - Desenvolvido pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em parceria com Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a ferramenta automatiza a juntada de documentos, transformando a prática processual nas unidades judiciais. 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br 





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site